-
Arquitetos: OBO Estudi
- Área: 78 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Andrés Flajszer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A família de Carles possui um antigo estabelecimento no bairro de Sants, em Barcelona, que pretende transformar em uma residência. Nos deparamos com um espaço composto por térreo e um mezanino, encapsulado entre uma rua bastante movimentada, e com um pequeno pátio interno. O estabelecimento é composto por três vigas estruturais que sustentam a construção com térreo e quatro andares do início do século XX: um primeiro andar com vigas de madeira entre as paredes, um segundo com a estrutura no sentido longitudinal e, finalmente, uma saída para o fundo do pátio.
A operação consiste em limpar o espaço para maximizar o volume disponível para a habitação e tentar recuperar as preexistências aproveitáveis. Devido à limitação de fachadas disponíveis, modificamos a porta de acesso à casa, estabelecendo uma cancela que permite ventilação e iluminação naturais, mantendo sua privacidade em relação à rua. Uma caixa de estrutura de madeira abriga o programa habitacional, considerando um primeiro filtro a partir da rua e gerando um mezanino de uso completamente aberto ligado ao espaço de estar de pé direito duplo. Essa continuidade espacial conecta a cozinha e sala de jantar, que já fazem parte da segunda viga estrutural, e o mezanino, assim como a galeria de saída para o pátio.
A proposta se empenha em simplificar as preexistências, removendo os revestimentos desnecessários das paredes que impedem a transpiração da cerâmica e, portanto, o controle higrométrico do ambiente. Além disso, os forros foram desmontados para ampliar ao máximo o volume e compensar o enclausuramento do ambiente urbano. Junto a isso, o piso é tratado de acordo com sua cota. Uma primeira camada de autonivelante rivaliza com uma segunda camada de ladrilho que também é usada para formar os bancos e sofás da casa e permitir a passagem de instalações. Em contraste com a dureza material do espaço, a intervenção se concentra em uma caixa de madeira muito bem isolada que abriga o dormitório e o banheiro e, através de uma pequena escada suspensa por cabos metálicos, dá acesso ao mezanino.
A residência confia na inércia para garantir um bom desempenho climático. Durante o inverno, a saída para o pátio é utilizada como uma galeria voltada para o sul, que proporciona uma importante captação de calor. Da mesma forma, é feito um isolamento cuidadoso para minimizar as perdas. Por outro lado, no verão, a vegetação caducifólia ocupa o pátio e o transforma em um espaço sombreado que permite a dissipação do calor durante as noites.